Diagnósticos de A a Z
Informação sobre perturbações mentais
Nota: Não compactuamos com o autodiagnóstico, pois este pode levar a interpretações incorretas e a um tratamento inadequado.
Agorafobia
A Agorafobia é uma perturbação da ansiedade caracterizada por medo intenso de estar em situações ou lugares de onde seria difícil ou embaraçoso sair, como transportes públicos, espaços abertos ou multidões. Esse medo pode levar à evitação de ambientes e isolamento social. Para ser diagnosticada, os sintomas devem ser persistentes e afetar o funcionamento diário.
Altas Habilidades/Sobredotação
As Altas Habilidades/Sobredotação referem-se a indivíduos com habilidades cognitivas, criativas ou artísticas significativamente acima da média. Esses indivíduos demonstram elevada capacidade de aprendizagem, pensamento crítico e solução de problemas complexos. No entanto, podem enfrentar desafios emocionais e sociais, como a falta de estímulo adequado ou dificuldades de integração social, exigindo apoio educacional especializado para desenvolver plenamente o seu potencial.
Ansiedade
A ansiedade, no dia a dia, é uma resposta natural ao stress e situações novas ou desafiadoras, ajudando-nos a lidar com as mesmas. No entanto, quando persistente e desproporcional, podendo interferir significativamente na vida diária, é classificada como Perturbação de Ansiedade Generalizada (PAG), uma condição clínica que exige acompanhamento médico e terapêutico.
Ansiedade de Separação
Ansiedade de separação é uma reação normal, especialmente em crianças pequenas, ao afastamento de figuras de apego, como pais ou cuidadores. Ela faz parte do desenvolvimento saudável, geralmente surgindo entre os 6 meses e os 3 anos de idade, e tende a diminuir à medida que a criança cresce. A Perturbação de Ansiedade de Separação (PAS), por outro lado, é um diagnóstico clínico.
Compulsão Alimentar
A Compulsão Alimentar caracteriza-se pela ingestão recorrente de uma grande quantidade de alimentos, desajustada e sem controle, num curto período de tempo. Este comportamento acontece, habitualmente, sem fome e em resposta a emoções, situações de stress ou ansiedade.
Discalculia
A Discalculia caracteriza-se por dificuldades no processamento de expressões e conceitos numéricos ou aritméticos, assim como na realização de cálculos precisos. Esta dificuldade é regular ao longo da vida e está desconexa a eventuais problemas de visão ou maturação.
Disgrafia
A Disgrafia é caracterizada por dificuldades na capacidade motora da escrita, que podem resultar em dificuldades na caligrafia, formação das próprias letras, erros de espaçamento e fadiga durante a escrita. Esta dificuldade é regular ao longo da vida e está desconexa a eventuais problemas de visão ou maturação.
Dislexia
A Dislexia caracteriza-se por uma dificuldade acentuada na leitura de palavras, seja na sua correção quanto na fluência. Esta dificuldade é regular ao longo da vida e está desconexa a eventuais problemas de visão ou maturação.
Disortografia
A Disortografia caracteriza-se por dificuldades na expressão escrita, seja na criação de textos e na sua estruturação e organização, como na própria precisão ortográfica. Esta dificuldade é regular ao longo da vida e está desconexa a eventuais problemas de visão ou maturação.
Esquizofrenia
A Esquizofrenia é caracterizada por alucinações – percepções de algo que não está presente na realidade, como a percepção de ouvir vozes -, delírios – crenças falsas e fixas -, pensamento desorganizado e dificuldades de ação em atividades do dia a dia. Estes sintomas afetam a forma de pensar, sentir e agir individualmente, interferindo na vida profissional, social, familiar e emocional.
Mutismo Seletivo
O Mutismo Seletivo é mais comum em crianças e caracteriza-se pela incapacidade persistente em falar em determinadas situações sociais, apesar de ser capaz de comunicar em outros contextos, como em casa com a família. Isto está habitualmente associado a sentimentos de ansiedade e medo do contexto social.
Perturbação Bipolar
A Perturbação Bipolar caracteriza-se por oscilações extremas entre episódios de mania – euforia, aumento de energia, irritabilidade e comportamentos impulsivos – e depressão – tristeza intensa, falta de energia, apatia e dificuldade de concentração.
Perturbação da Ansiedade de Separação
A Perturbação da Ansiedade de Separação ocorre quando a ansiedade relativa à separação é intensa, prolongada, e interfere no funcionamento diário, podendo afetar tanto as crianças quanto os adultos. Os sintomas incluem medo excessivo de que algo mau aconteça à pessoa de apego, dificuldades em ficar sozinho e preocupações excessivas com separações futuras. Para ser considerada uma perturbação, estes sintomas devem ser desproporcionais tendo em conta a idade da pessoa e persistir por algum período.
Perturbação da Ansiedade Generalizada
A Perturbação da Ansiedade Generalizada caracteriza-se por preocupações excessivas e de difícil controle, acompanhadas por outros sintomas, como problemas de sono e concentração, irritabilidade ou cansaço. Os sintomas devem verificar-se na maioria dos dias, por algum tempo e interferir na vida profissional, familiar, social e emocional.
Perturbação da Ansiedade Social
A Perturbação da Ansiedade Social é caracterizada pela evitação de interações sociais, devido ao medo intenso de julgamento ou avaliação negativa nesses contextos. Essas preocupações excessivas com a possível humilhação ou constrangimento podem afetar relacionamentos e atividades do quotidiano e resultar em processos de isolamento e insegurança.
Perturbação da Aprendizagem Específica
A Perturbação da Aprendizagem Específica é caracterizada por dificuldades significativas na aprendizagem, como na leitura (ver Dislexia), escrita (ver Disortografia; ver Disgrafia) ou matemática (ver Discalculia), que não estejam relacionadas com problemas intelectuais ou de ensino. Estas dificuldades são, habitualmente, identificadas durante a infância e podem interferir no desempenho escolar e na autoestima das crianças.
Perturbação da Compulsão Alimentar
A Perturbação da Compulsão Alimentar caracteriza-se por episódios frequentes e repetidos de compulsão alimentar – ingestão recorrente de uma grande quantidade de alimentos, desajustada e sem controle, – que se acompanham de sentimentos de culpa, vergonha ou desconforto.
Perturbação da Comunicação
A Perturbação da Comunicação é um conjunto de dificuldades que afetam a capacidade de um indivíduo se expressar ou compreender a linguagem de uma forma eficaz. Pode incluir problemas na fala – como a gaguez – ou na linguagem – como atrasos no desenvolvimento da fala e dificuldades em compreender ou usar a linguagem adequadamente. Estas dificuldades podem impactar a interação social e o desempenho escolar.
Perturbação da Oposição Desafiante
A Perturbação da Oposição Desafiante (POD) é caracterizada por um padrão persistente de desobediência, desrespeito e oposição a figuras de autoridade, incluindo comportamentos como desafiar as regras, discutir frequentemente, irritabilidade e culpar os outros por erros próprios. Esses comportamentos podem causar dificuldades nas relações familiares, escolares e sociais.
Perturbação da Personalidade
A Perturbação da Personalidade caracteriza-se por padrões inflexíveis e persistentes de pensamento, comportamento e funcionamento emocional que são diferentes do que é considerado normal pelas expectativas culturais. Estes padrões podem resultar em dificuldades relacionais e profissionais, bem como na própria regulação emocional, na interação social e na tomada de decisão.
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção caracteriza-se por dificuldades na concentração e orientação para a realização de tarefas, reagindo facilmente a estímulos externos de distração que levam à não conclusão da tarefa já iniciada. Está também associada a comportamentos impulsivos e respostas precipitadas, além de uma atividade motora excessiva. O diagnóstico geralmente ocorre na infância, e os sintomas afetam o desempenho em tarefas diárias, bem como a capacidade de planejamento e foco.
Perturbação de Personalidade Borderline
A Perturbação de Personalidade Borderline caracteriza-se por instabilidade e inconstância emocional, relacional e de autoimagem, que pode ser acompanhada por comportamentos autolesivos e impulsivos. Estes sintomas devem estar presentes em vários contextos e interferir com os mesmos, seja ao nível profissional, social, emocional ou familiar.
Perturbação de Stress Pós-Traumático
A Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) é caracterizada pelo reviver de um trauma através de flashbacks ou pesadelos, evitação de contextos que lembrem o evento, hipervigilância, irritabilidade e dificuldades de concentração. Esta perturbação pode ocorrer depois de um evento traumático de violência vivida ou presenciada, como um acidente, agressão, desastre natural ou combate militar, e interfere significativamente no dia a dia individual.
Perturbação Depressiva Major
A Perturbação Depressiva Major caracteriza-se por sentimentos persistentes de tristeza, desesperança e perda de interesse em atividades que anteriormente eram prazerosas. Para além destes sintomas emocionais, está muitas vezes associada a alterações no sono, apetite, energia e concentração e interfere no dia-a-dia social, profissional, familiar e emocional.
Perturbação Disruptiva da Regulação do Humor
A Perturbação Disruptiva da Regulação do Humor é caracterizada por irritabilidade intensa e episódios frequentes de explosões emocionais desproporcionais. Os sintomas incluem humor persistentemente irritável e dificuldades na regulação emocional, levando a conflitos em vários contextos individuais, como os sociais e familiares.
Perturbação do Espectro do Autismo
A Perturbação do Espectro do Autismo caracteriza-se por dificuldades ligadas à comunicação e interação social, bem como a interesses específicos em certos temas ou objetos e comportamentos repetidos.
Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem
A Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem é caracterizada pelas dificuldades em desenvolver e utilizar habilidades linguísticas de forma adequada, tendo em conta a idade individual. Nesta podem estar incluídas dificuldades em articular palavras, formar frases, compreender ou expressar-se de maneira clara e pode impactar a comunicação e o desempenho escolar e social da criança.
Perturbação Obsessivo-Compulsiva
A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) é caracterizada por pensamentos intrusivos e repetitivos – obsessões – que resultam em angústia e necessidade de realizar comportamentos ou rituais repetitivos – compulsões – para alívio da ansiedade relativa a esses pensamentos. As obsessões podem incluir medos de contaminação, dúvidas excessivas ou preocupações com o lugar das coisas, enquanto as compulsões podem envolver lavagem de mãos, verificação repetida ou contagem. Esta perturbação pode interferir significativamente no dia a dia individual e nas atividades sociais.
Perturbação Psicótica
A Perturbação Psicótica é caracterizada por uma perda de contacto com a realidade, levando a sintomas como delírios, alucinações e pensamento desorganizado. Estes sintomas podem interferir significativamente na vida diária individual e dificultar as interações sociais e o funcionamento em atividades quotidianas.
Síndrome de Down
A Síndrome de Down, também conhecida como trissomia 21, é uma condição genética causada pela presença de uma terceira cópia do cromossoma 21. Essa anomalia cromossómica resulta em características físicas específicas, como o rosto facial achatado, olhos em formato de amêndoa e baixa estatura, além de um risco aumentado para problemas de saúde, como defeitos cardíacos e dificuldades auditivas. A síndrome está associada a um nível variável de deficiência intelectual e as intervenções precoces em educação e terapia podem ajudar a maximizar o desenvolvimento e a qualidade de vida da pessoa afetada.
Síndrome de Tourette
A Síndrome de Tourette é caracterizada pela presença de tiques motores e vocais involuntários, que podem variar em frequência e intensidade, manifestando-se com movimentos repentinos – piscar dos olhos ou movimentos da cabeça – e sons – grunhidos ou palavras.
Síndrome de Turner
A síndrome de Turner é uma condição genética que afeta apenas o sexo feminino, devida à ausência total ou parcial de um dos cromossomas X. As características mais comuns incluem baixa estatura, atraso no desenvolvimento sexual, problemas cardíacos e anomalias renais. Além disso, pode resultar em dificuldades de aprendizagem, especialmente em habilidades espaciais e matemáticas.
Síndrome do Burnout
A Síndrome do Burnout caracteriza-se por um estado de exaustão, físico e mental, resultante de stress excessivo e cargas horárias exigentes e intensas persistentemente, associado a outros sintomas, como a irritabilidade, insatisfação e sensação de solidão. Estes sintomas interferem em várias vertentes da vida do indivíduo, mas principalmente no campo profissional e emocional.
Síndrome do X frágil
A síndrome do X frágil é uma condição genética causada pela mutação de um gene (FMR1) localizado no cromossoma X e afeta, principalmente, os homens. Os sintomas incluem atraso no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento e características físicas específicas, como orelhas grandes, rosto alongado e articulações flexíveis.