Os materiais lúdico-didáticos são uma ótima forma de ajudar a desenvolver habilidades sociais de maneira divertida e interativa! Com uma variedade de jogos, desde jogos de tabuleiro até às brincadeiras ao ar livre, é fácil adaptar as experiências para atender às necessidades de cada criança, tornando a aprendizagem social numa parte divertida e natural do dia a dia.
1 – Jogo da memória
Este jogo é uma ferramenta versátil e divertida para promover habilidades sociais, atenção e memória, torna-se uma ótima atividade a fazer em casa ou na escola, incentivando um ambiente de aprendizagem colaborativo e divertido. O objetivo deste jogo é encontrar pares de cartas iguais. Pode ser jogado por duas ou mais pessoas, sendo uma ótima maneira de estimular a interação social e promover a comunicação. Além disso, o jogo requer que as crianças se concentrem nas cartas disponíveis e, ao conseguirem recordar onde está a carta igual, exercitem a memória a curto prazo. Este jogo também ensina sobre a importância de esperar pela nossa vez, ajudando a desenvolver habilidades de paciência e respeito mútuo.
Como jogar: Use um conjunto de cartas com imagens simples ou personalize com imagens do interesse da criança (como, por exemplo, algum super-herói ou animal que ela goste) e coloque todas as cartas viradas para baixo. O jogador, na sua vez, vira duas cartas e, se estas forem iguais, o jogador fica com o par e joga novamente. Se não forem, elas são viradas para baixo de novo e é iniciado o turno do jogador seguinte. O jogo continua até que todos os pares sejam encontrados.
Dica: Pode começar com menos cartas nas primeiras vezes que jogarem juntos e aumentar a dificuldade gradualmente, adicionando mais cartas ao jogo. Se as cartas forem personalizadas (por exemplo, com caras que expressem diferentes emoções), o jogo pode ajudar as crianças no reconhecimento e discussão das emoções. Para tornar o jogo mais envolvente e estimulante, use cartas com diferentes texturas ou elementos táteis.
2 – Jogos de carta
Jogos de cartas, como o Uno, são uma ótima maneira de ensinar habilidades sociais, cognitivas e emocionais, através de regras simples e dinâmicas. Estes jogos oferecem oportunidades de socialização e diversão, além de serem facilmente adaptáveis para atender às necessidades individuais das crianças. Este é um jogo coletivo que incentiva a interação, comunicação, colaboração e gestão de conflitos. O jogo do Uno ensina a importância de esperar pela nossa vez, ajudando a desenvolver a paciência e o autocontrolo. Neste jogo as crianças também aprendem a reconhecer cores e números, contribuindo para as suas habilidades matemáticas e para o reconhecimento de padrões. As vitórias e derrotas proporcionam oportunidades para discutir emoções e aprender a lidar com elas de uma forma saudável.
Como jogar: Cada jogador recebe um número específico de cartas (geralmente 7), retira uma carta inicial, que vira para cima e coloca no centro da mesa, e todas as cartas restantes são colocadas viradas para baixo para formar um monte. O primeiro jogador coloca uma carta que corresponda à cor ou número da carta inicial. Se não tiver nada para jogar – nem número, nem cor igual -, deve retirar uma carta do monte. O objetivo é jogar todas as cartas e dizer "Uno!" – ou fazer algum gesto que simbolize este vocalizo e que acordem entre todos – quando tiver uma carta restante.
Dica: Inicialmente, pode simplificar as regras e jogar com menos cartas ou com um baralho de cartas com imagens mais simples. À medida que as crianças se forem habituando às cartas e regras iniciais, vá introduzindo, aos poucos, as cartas especiais, como o "Proibido" ou a mudança de cor.
3 – Puzzles em dupla
Os puzzles são uma excelente forma de desenvolver habilidades cognitivas, mas também de promover um ambiente de aprendizagem divertido e inclusivo. Através da interação e do trabalho em equipa, as crianças podem fortalecer as suas habilidades sociais. Ao discutir onde as peças se podem encaixar, as crianças praticam a comunicação verbal e não-verbal, aumentando a sua fluência na troca de informações. Além disso, incentivam o reconhecimento de formas, padrões e cores, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo. Os jogos de quebra-cabeça em dupla envolvem a colaboração entre duas ou mais crianças para montar um puzzle, o que promove o trabalho em equipa e a interação social.
Como jogar: Escolha um puzzle adequado à idade e ao nível de habilidade das crianças. Elas devem trabalhar juntas para montá-lo, discutindo onde cada peça se pode encaixar. É importante que elas permitam as sugestões de todos e se ajudem para encontrar as peças corretas.
Dica: Comece com puzzles simples e de poucas peças e vá aumentando a complexidade conforme as crianças se sentirem mais confiantes. Escolha ou crie puzzles com imagens familiares ou que representem os interesses das crianças. Para grupos maiores, considere puzzles maiores onde várias duplas possam trabalhar simultaneamente, promovendo a interação num ambiente mais social.
4 – Brincar a cantar e a dançar
Estas brincadeiras proporcionam um espaço seguro para a expressão e a interação, promovendo um ambiente de aprendizagem positivo e inclusivo. Estas atividades procuram desenvolver a interação social, a expressão emocional e a coordenação motora, utilizando a música e o movimento de forma lúdica e envolvente. Além disso, ajudam as crianças a reconhecer e seguir o ritmo, promovendo habilidades auditivas e sensoriais. A música e a dança tornam-se numa forma poderosa de conexão entre as crianças, ajudando a construir relacionamentos e habilidades sociais. Um bom exemplo deste tipo de brincadeira é a "velha e boa" Dança das Cadeiras.
Como jogar: Coloque cadeiras em círculo, uma a menos do que o número de participantes do jogo. Enquanto a música toca, as crianças dançam ao redor das cadeiras e, quando a música para, elas devem encontrar uma cadeira vazia para se sentarem. A criança que ficar sem cadeira sai do jogo e uma cadeira é retirada até que reste apenas uma cadeira e o vencedor.
Dica: Use músicas que sejam do interesse das crianças e incentive a colaboração para que todos dancem juntos e se divirtam enquanto a música toca.
5 – Bingo das Emoções
O Bingo de Emoções é uma maneira eficaz e divertida de, através do reconhecimento e da discussão das emoções, promover um ambiente de aprendizagem seguro e colaborativo. As crianças aprendem a reconhecer diferentes emoções, tanto em si mesmas quanto nos outros, o que é crucial para o desenvolvimento da empatia. Além disso, exige que as crianças prestem atenção às emoções que foram chamadas, ajudando a desenvolver a capacidade de foco. Com adaptações simples, esta atividade pode tornar-se numa ferramenta poderosa para ajudar as crianças a compreenderem e expressarem os seus sentimentos, fortalecendo as suas conexões sociais.
Como jogar: Crie cartões de bingo com diferentes emoções representadas (alegria, tristeza, raiva, surpresa, medo, ….), podendo usar imagens, palavras ou uma combinação de ambas. Entregue um cartão a cada criança e coloque todas as emoções presentes nos cartões dentro de um saco. O mediador retira uma emoção do saco de cada vez e diz o seu nome em voz alta, mostra a imagem ou faz a descrição da mesma. As crianças marcam no seu cartão as emoções que forem saindo. O objetivo é completar uma linha, coluna ou o cartão inteiro, dizendo "Bingo!" quando conseguirem fazê-lo – ou qualquer outro gesto que simbolize o mesmo e tenham decidido juntos.
Dica: Utilize imagens que estejam de acordo com os interesses da criança, como princesas a expressarem as diversas emoções. Pode, também, fazer um cartão personalizado de cada criança, com fotografias de cada um a expressar as emoções.
6 – Caça ao Tesouro
A Caça ao Tesouro é uma atividade excelente para promover a cooperação, uma vez que oferece uma oportunidade para as crianças aprenderem e interagirem de maneira significativa. As crianças aprendem a trabalhar em equipa, dividindo tarefas e colaborando para alcançar um objetivo comum. Com adaptações criativas, a Caça ao Tesouro pode ser uma experiência memorável e educativa, incentivando a comunicação e a resolução de problemas num ambiente divertido.
Como jogar: Defina um local para o percurso e crie pistas que levem a diferentes locais ou objetos. As pistas podem ser simples, como descrições ou imagens, adaptadas à idade e habilidades das crianças. Seguidamente, divida as crianças em equipas ou duplas e entregue a primeira pista a cada equipa. As equipes devem seguir as pistas para encontrar o próximo local ou objeto, até chegarem ao tesouro final.
Dica: Para crianças que têm dificuldades com a leitura, utilize imagens ou símbolos nas pistas. Além disso, escolha temas interessantes para as crianças, como animais, super-heróis ou contos de fadas, para tornar a atividade mais envolvente. Ajuste a complexidade das pistas conforme for necessário, começando com pistas mais fáceis e progredindo para pistas mais desafiantes.
7 – Desafios de construção com blocos
Estes são uma excelente maneira de ajudar crianças com autismo a desenvolverem habilidades sociais, de comunicação e de resolução de problemas. Ao trabalhar juntas para criar algo, as crianças não só aprendem a colaborar, mas também se divertem ao expressar a sua criatividade. Os desafios de construção envolvem o uso de blocos para criar estruturas ou objetos em equipa, fazendo as crianças trabalharem em grupo, dividindo responsabilidades e contribuindo com ideias para alcançar o objetivo comum. Durante o processo de construção, as crianças praticam a comunicação verbal e não-verbal e estimulam o pensamento crítico e a criatividade. Além disso, manipular os blocos ajuda a desenvolver a mobilidade fina e a destreza, essenciais no desenvolvimento físico.
Como jogar: Reúna uma grande variedade de blocos, de diferentes tamanhos e feitios. Defina um desafio específico, como construir uma casa, um veículo ou uma torre. De seguida, divida as crianças em grupos ou duplas e apresente qual é o desafio, dando um tempo limite para que as equipas construam as suas criações. Terminado esse tempo, cada grupo pode apresentar a sua construção e explicar qual foi a sua ideia.
Dica: Escolha temas que interessem as crianças, como animais, personagens de histórias ou veículos. Ajuste a complexidade do desafio conforme for necessário, começando com construções mais simples e aumentando a dificuldade. Dentro do mesmo registo de construções em equipas, mas sem blocos, pode estimular o desenvolvimento de projetos onde as crianças colaborem para criar algo juntas, através, por exemplo, de tecidos ou materiais reciclados.
Os jogos representam uma maneira lúdica, poderosa e divertida de apoiar o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com autismo. Com criatividade e adaptação, os jogos podem ser uma parte essencial da aprendizagem e do crescimento, enriquecendo a experiência de cada criança e fortalecendo as suas habilidades para o futuro.